O MAGNÍFICO TRAIDO (1964)

O MAGNÍFICO TRAIDO  (1964)

Na opulenta e laboriosa cidade de Brescia, o maior passatempo da rica burguesia industrial parece ser o adultério, que é também o principal tema das conversas nas festas. Andrea Artusi, proprietário de uma fábrica de chapéus, casado com a jovem e bela Maria Grazia, se mostra totalmente alheio à traição e à calúnia, certo da lealdade de sua esposa, com uma reputação ilibada.

Apesar de uma vida satisfatória, ele não resiste à tentação quando Cristiana, a esposa do presidente do clube, o propõe explicitamente. Essa experiência, aparentemente inofensiva, faz com que ele perceba como é fácil uma mulher trair seu marido e começa a desconfiar de Maria Grazia, a suspeitar que ela tenha um amante, tornando-se obcecado.

Inicialmente, ele a espiona com pouco sucesso em relação a um antigo empregado, e apesar de não conseguir descobrir nada, continua a ter visões de olhos abertos, imaginando-a com a intenção de traí-lo com outros homens. Dias depois, ao descobrir que o carro de Maria Grazia foi multado na rua das muralhas do Castelo, local onde habitualmente os casais clandestinos se encontram na parte da tarde, ele explode na frente de todos, chamando a esposa de adúltera e, a si mesmo, de corno.

Transtornada pela inveja injustificada do marido, principalmente quando ele finge fazer uma viagem e depois a vigia secretamente, Maria Grazia o provoca, fazendo ele crer que ela foi ao encontro de um amante, mas depois o confronta diretamente. Diante da reação violenta de Andrea, a ponto de quase provocar um acidente automobilístico, que poderia matar os dois, Maria Grazia para acalmá-lo finalmente admite ter um relacionamento, inexistente, com seu amigo Gabriel.

Andrea, fora de si, termina se envolvendo num acidente, ao tentar alcançar seu rival. Durante a convalescença, ele se mostra convencido de ter sido vítima de uma doença real, e de ter redescoberto sua própria serenidade e confiança em Maria Grazia, principalmente depois que descobre que a famosa multa ocorreu quando o carro dela estava sendo usado por um empregado. Ela, no entanto, desiludida com o homem que amava e que revelara ser muito diferente do que sempre pensara, agora resolveu consolar-se ao lado do simpático e compreensivo médico que cuidou do marido.

GÊNEROS DE FILMES

Filmes em Destaque

Uma Grande Aventura -1978
Uma Grande Aventura -1978
X, Y e Zee – 1972
X, Y e Zee - 1972
O Som da Montanha – 1954
O Som da Montanha - 1954
Dois Homens Contra uma Cidade – 1973
Dois Homens Contra uma Cidade - 1973
A Polícia da Estrada
A Polícia da Estrada
Hardcore – No Submundo do Sexo
Hardcore - No Submundo do Sexo